Decidi criar este blogue com um objectivo…
"A ENTREAJUDA"
Se tens Crohn ou tens um amigo ou familiar com esta doença associa-te a este blogue, e vamos fazer dele um sítio agradável onde se fale da doença, dos sintomas vivencias necessidades e entreajuda.
É minha intenção fazer deste espaço um convívio onde se fale para além da doença e suas sequelas de experiencias de vida e até de coisas banais da nossa vida, porque ter Crohn não é decididamente ser diferente, mas sim igual a todos só que com uma pequena diferença temos CROHN.
"O ontem foi apenas um sonho, o amanhã é ainda uma visão. O hoje, torna o ontem um sonho de felicidade, e o amanhã, uma
visão de esperança."
A doença de Crohn é uma doença crónicainflamatória intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon (mas pode afectar qualquer parte do tracto gastrointestinal). Muitos danos são causados por célulasimunológicas que atacam uma ou mais partes dos tecidos do tubo digestivo, mas não há certeza de etiologia autoimune. Os sintomas e tratamentos dependem do doente, mas é comum haver dor abdominal, diarreia, perda de peso e febre. Actualmente não há cura para esta doença, no entanto os tratamentos permitem alívio dos sintomas e melhoria de qualidade de vida. A doença de Crohn é uma das principais doenças inflamatórias intestinais. A outra é a colite ulcerosa, que difere em vários detalhes. Muitos acreditam que a doença de Crohn e a Colite ulcerosa são duas manifestações extremas de um mesma patologia intestinal subjacente. Uma bactéria existente na flora intestinal pode ter um papel importante na Doença de Crohn, segundo um estudo desenvolvido por cientistas franceses. O estudo foi liderado por Philippe Langella do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) e contou com a colaboração de cientistas do Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica (Inserm) em colaboração com o gastrenterologista Philippe Marteau (hospital Lariboisière, Paris). Os investigadores mostraram que as bactérias intestinais dos pacientes com Doença de Crohn apresentavam um deficit acentuado do grupo bacteriano "Clostridium leptum". Também chegaram à conclusão de que a presença, em pouca quantidade, da bactéria "Faecalibacterium prausnitzii" (F. prausnitzii) era responsável por grande parte deste deficit. A presença da "F. prausnitzii" em pouca quantidade, e até mesmo a sua ausência, entre os pacientes parece ser uma explicação para as baixas defesas do sistema de defesa imunitário. Os autores mostraram "in vitro", com a cultura de células, que a bactéria possui importantes propriedades anti-inflamatórias. De acordo com os cientistas, estas descobertas poderão conduzir ao desenvolvimento de um novo probiótico destinado ao tratamento das doenças inflamatórias crónicas do intestino.
-
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a
forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre
aos m...
-
Desenho de Raquel Correia
O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o
tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele...
AS ARMADILHAS DE PINTO DA COSTA
-
1 - Comentário de Nuno Miguel Silva na Cortina Verde ( 12/05/2015)
...O administrador da Somague, é também administrador da sad do F.C.Porto ...
...A empre...
Meu preferido hoje é...
-
*Enquanto "Adultos" brigam e magoam uns aos outros, *
*as "crianças" fazem as pazes com o dedinho.*
*Enquanto os "Adultos" falam palavrões,*
*as "cria...
Ainda bem que a operação correu da melhor forma! :)
ResponderEliminarForça!
Obrigado Gnitrops.
ResponderEliminarForça eu tive e muita!!! Agora é seguir em frente e aproveitar todos os bons momentos que a vida me dá.