Acerca de mim

A minha foto
Decidi criar este blogue com um objectivo… "A ENTREAJUDA" Se tens Crohn ou tens um amigo ou familiar com esta doença associa-te a este blogue, e vamos fazer dele um sítio agradável onde se fale da doença, dos sintomas vivencias necessidades e entreajuda. É minha intenção fazer deste espaço um convívio onde se fale para além da doença e suas sequelas de experiencias de vida e até de coisas banais da nossa vida, porque ter Crohn não é decididamente ser diferente, mas sim igual a todos só que com uma pequena diferença temos CROHN. "O ontem foi apenas um sonho, o amanhã é ainda uma visão. O hoje, torna o ontem um sonho de felicidade, e o amanhã, uma visão de esperança."

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DOENÇA DE CROHN

A doença de Crohn tem este nome devido a um médico que publicou um primeiro grande estudo sobre esta doença. O Dr. Crohn nasceu em 1884, em Nova Iorque.A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal (DII) crónica (ou seja, não tem cura), que pode atingir qualquer parte do tracto gastrointestinal. No entanto, a sua localização mais frequente é no final do intestino delgado (Íleo). Se a doença atinge o início do intestino delgado, diz-se que se localiza no jejuno. Se atinge o intestino grosso, diz-se que se localiza no cólon. Mas podemos ter doenças íleo-jejunais, íleo-cólicas, no estômago e no duodeno (estas duas últimas mais raras), no ânus, etc.As causas são ainda desconhecidas, mas actualmente a doença de Crohn está classificada como pertencendo a um grupo que se chama"doenças auto-imunes". Estas doenças são uma espécie de "engano" no nosso sistema imunológico em que o organismo se ataca a ele próprio (daí que quem já for entendido nestas coisas perceba o motivo de tomar imunossupressores - pretende-se diminuir as defesas do organismo para que ele não continue a destruir-se a ele próprio).Recentemente, estudos apontam para a doença estar relacionada com heranças genéticas (foram já identificados 36 genes presentes na doença de Crohn) ou com o contacto com uma bactéria presente por exemplo no leite de vaca consumido em casa sem passar por pasteurização. Essa bactéria é "prima" da tuberculose e chama-se Mycobatrerium paratuberculosis.A incidência é de cerca de 1 caso em cada 1000 pessoas, atingindo mais mulheres do que homens, e normalmente o diagnóstico é feito entre os 10 e os 30 anos de idade.Os sintomas da doença variam de pessoa para pessoa e, consoante a localização da doença. Normalmente a dor abdominal à volta do umbigo, associada a diarreia são as queixas principais dos doentes. No entanto, a perda de peso, a presença de sangue e muco nas fezes, deficiência em ferro, vit. B12 e ácido fólico, aftas, dores nas articulações, abcessos e fístulas perianais, são também comuns.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários a este blogue terão sempre uma resposta minha e se necessario estarei disposta a ajudar em tudo o que puder.
Maria Brito