Acerca de mim

A minha foto
Decidi criar este blogue com um objectivo… "A ENTREAJUDA" Se tens Crohn ou tens um amigo ou familiar com esta doença associa-te a este blogue, e vamos fazer dele um sítio agradável onde se fale da doença, dos sintomas vivencias necessidades e entreajuda. É minha intenção fazer deste espaço um convívio onde se fale para além da doença e suas sequelas de experiencias de vida e até de coisas banais da nossa vida, porque ter Crohn não é decididamente ser diferente, mas sim igual a todos só que com uma pequena diferença temos CROHN. "O ontem foi apenas um sonho, o amanhã é ainda uma visão. O hoje, torna o ontem um sonho de felicidade, e o amanhã, uma visão de esperança."

domingo, 8 de novembro de 2009

Transito do Delgado.

Transito do Delgado...

Marcado para dia 15 de Dezembro.


O trânsito do intestino delgado é uma técnica radiográfica que serve para diagnosticar lesões deste segmento digestivo. É útil ao seu médico para determinar a origem dos seus sintomas ou para controlar uma intervenção cirúrgica.
» Porque escolher o trânsito do intestino delgado?É o exame de referência para explorar esta região e porque a endoscopia digestiva não permite estudar este segmento digestivo.
» Como se desenvolve o exame?Um produto opaco aos raios X é administrado pela boca (sulfato de bário ou produto de contraste hidrosolúvel). Por vezes coloca-se uma sonda no estômago pelo nariz. Estes agentes de contraste permitem localizar o tubo digestivo superior aquando das radiografias por raios X.Durante o exame, será deitada em diferentes posições. A duração do exame depende da progressão do produto de contraste no intestino e varia de 30 minutos a 1 h 30min. Se tiver dores durante o exame, deve avisar o radiologista.

4 comentários:

  1. olá, que curioso...a ler os comentários do encontro de jantar no blog do Gonçalo, encontrei este cantinho...pois é, eu nunca falei a ning da blogosfera sobre este meu "segredo" como q a evitar ter me lembrar o que me foi diagnosticado desde janeiro de 2006 como uma colonoscopia, tb no hospital de Sta Maria como o Dr. Luis Correia...agora ando só no imuran, 2 por dia, nunca fui operada...
    Louvo a tua iniciativa,quase audaciosa diria, mto simpatico e acolhedor este catinho da net:) bjs podes contar comigo para o que precisares, pergunta o que queiras, tá?

    ResponderEliminar
  2. Fatucha...

    O mundo é mesmo muito pequenino, nada acontece por acaso!!!
    O Gonçalo foi um dos incentivadores deste blogue á muito pensado por mim.
    Ter CROHN é efectivamente um pouco traumatizante, para quem descobre que tem uma doença crónica e quase sempre desconhecida é um pouco doloroso, mas se pensarmos bem há doenças muito piores.
    Eu tenho a doença diagnosticada desde 1974, tenho km de experiencia e muita vivencia, tenho por isso capacidades e vontade de ajudar quem necessitar de apoio ou até uma simples troca de informações, tal como dietas, fases de crises agudas ou qualquer outra banalidade que por vezes nos atormenta. Há uns tempos falava com um amigo de um sobrinho quando descobri que tinha DOENÇA de CROHN, dizia-me ele que tinha imensas saudades de beber leite! Ao qual eu lhe respondi… que havia um leite óptimo que podíamos beber o 0% Lactose da mimosa, só com isto ele ficou radiante e hoje já bebe o seu copinho de leite! Sei que é pouco, mas é alguma coisa!
    Só o simples facto de falarmos com alguém que sabe o que sentimos e padece do mesmo mal, só por si é muito bom.
    Conheço muito bem o Dr. Luís Correia estás bem entregue.
    Volta sempre que queiras, eu estarei sempre aqui para te ouvir e se necessário par qualquer tipo de ajuda.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Eu penso q tive mta sorte com o dr Luis Correia, acertou em cheio, e estou a ser tratada só com imuran.
    Ele "ralha" para q eu coma de TUDO, tive uma nutricionista no inicio q dizia enquanto tava com crises ( durante o primeiro ano enquanto os medicamentos n seriam sufecientes)para insistir com bananas como fruta, bolacha maria, massas, arroz, carne e peixe de preferencia grelhado...tentar beber o leite sem lactose...
    Mas, agora eu como de tudo, mesmo...leite como me fui habituando, continuo com o mimosa 0 lactose, mas como bolo de chocolate, de vez em qdo, como kiwi logo em jejum, e n vou a correr á casa de banho, como maçãs, enfim tudo sem medos, acho q ter atitude é mto positivo, quem domina somos nós e n a doença, penso assim, ate pq o dr. Luis me disse que os comprimidos é q me deram a estabilidade, e n o q se come.
    A atitude perante a vida tem de ser descontraida, lutar contra medos, inseguranças, pq tudo isso reflecte nos intestinos...há q enfrentar os nossos fantasmas e seguir em frente...

    ResponderEliminar
  4. Fatucha...

    Já vi que és uma pessoa muito positiva!
    Por eu ser tão positiva e crer que tudo é possível desde que se acredite, estou óptima sinto-me melhor que nunca e afianço que consigo sempre melhor.
    Tal como tu, também como de tudo, até chocolate e uns geladinhos, quem não peca de vez em quando? A única coisa que NÃO faço é beber álcool, 1ºnão aprecio-o, 2º porque é o que realmente sinto que me faz muito mal, já para não falar no tabaco, por muito esforço feito, não há meio de deixar este terrível vicio.
    Felizmente penso tal como tu! Temos que ter uma vida normalíssima, e dominar os medos, costumo dizer que… “tenho medo de ter medo” e “bola para a frente que atrás vem gente”.
    O teu médico é realmente muito bom, a minha médica é de igual modo espectacular, é uma grande amiga, o meu cirurgião é o melhor médico que alguma vez encontrei ao longo da minha doença, apelidei-o de Anjo-da-guarda.
    Já vi que nos vamos encontrar no jantar de dia 21, vou ter um prazer imenso de te conhecer assim como todos os participantes.
    Beijinhos e contínua positiva perante a vida.

    ResponderEliminar

Todos os comentários a este blogue terão sempre uma resposta minha e se necessario estarei disposta a ajudar em tudo o que puder.
Maria Brito